Espero que este blog seja de grande ajuda nos trabalhos escolares.



Pesquisar este blog

Serra do Salitre (MG),

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto "A Procura da Felicidade"

E. E. de Serra do Salitre
Professor (a): Cristhiane Neves Guimarães Castro
Projeto: A Procura da Felicidade 
Filme: A Procura da Felicidade
Duração:01h17 minutos 


Objetivo Geral: 

Desenvolvimento do raciocínio,  da auto-estima, de valores e mudança de atitudes. 


Objetivos Específicos:

* Levar os alunos a perceberem a importância da força de vontade, da auto-estima, do pensamento positivo na busca e conquista de seus objetivos;

 * Levar o aluno a perceber a importância da matemática na vida das pessoas;

 * Enfatizar a importância do raciocínio na conquista de objetivos da vida.


 Conceitos a Explorar:

* Raciocínio;
* Lógica;
* Auto-estima.


 Avaliação:

 A atividade será avaliada através de um trabalho englobando a biografia do protagonista do filme – por se tratar de uma história real – e de uma análise grupal relacionando fatos do filme com momentos e acontecimentos da vida cotidiana que podem ser resolvidos ou relacionados ao tema abordado. Em seguida será feita uma apresentação para toda a turma com as conclusões tiradas por eles. Este trabalho fecha um projeto com o tema Auto Estima.

Sinopse do Filme – A Procura da Felicidade


                 À 'Procura da Felicidade', conta a história de Chris Gardner. Trata-se de um homem obstinado que luta para sobreviver e sustentar seu filho mesmo sob as mais duras condições, sem que isso o faça ignorar os principais valores nem perder as esperanças. Gardner encontra-se nas mais desesperadas situações, sob constante pressão financeira, chegando a dormir no banheiro de uma estação de metrô e depois em abrigos.
                 Nessa jornada angustiante, é abandonado pela mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas nada o impede de manter o carinho e passar valiosas lições para seu filho, que depositara total confiança no pai. Os obstáculos parecem intransponíveis, mas a força de vontade de Gardner é ainda maior.
                 O filme retrata o "sonho americano", onde o trabalho duro individual pode levar qualquer um longe na terra das oportunidades (hoje isso está muito longe de ser verdade!). Logo no início do filme, aparece o então presidente Ronald Reagan fazendo um discurso na televisão. Nesse discurso, o presidente está culpando os excessivos gastos do governo pela situação delicada em que a economia do país se encontra. Há uma determinada cena do filme, em que Gardner joga basquete com seu filho, uma preciosa lição de vida foi passada aos espectadores. O pai diz ao filho para desistir do sonho de ser um campeão algum dia, e ao perceber o desânimo do garoto, o mesmo lhe dá uma bronca, explicando que ele não deve jamais deixar os outros - inclusive o próprio pai - colocá-lo para baixo, repetir que ele não é capaz de algo. Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra.

                Logo de início, Gardner avista um senhor saindo de uma Ferrari em frente a um prédio comercial. Todos à sua volta pareciam felizes. Ele pergunta ao desconhecido o que ele fazia para poder ter aquilo, e a resposta muda sua vida. O homem diz que era corretor de ações, e que para tanto bastava ser bom com números e com pessoas. Gardner coloca na sua mente então que chegará lá um dia, e parte para um processo obstinado de tentativa, superando os mais absurdos obstáculos. O grande diferencial que se vê é o fato dele olhar o sucesso alheio e admirá-lo, querendo buscar para si algo semelhante. Isso é oposto ao que vemos, infelizmente com boa freqüência, em pessoas invejando o sucesso alheio, e querendo destruí-lo em vez de lutar para conquistar o que deseja.



Principais prêmios e indicações:

Oscar 2007 (EUA)
 Indicado na categoria de Melhor Ator (Will Smith).
 Capri, Hollywood - Kimbo International Film Festival 2006 (Itália)
 Recebeu o Prêmio Capri na categoria de Filme do Ano.

 Globo de Ouro 2007 (EUA)

 Indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama (Will Smith) e Melhor canção - Cinema (A Father's Way).


Informações Técnicas:


Título no Brasil:  À Procura da Felicidade
Título Original:  The Pursuit of Happyness
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento:  2006
Estréia no Brasil: 02/02/2007
Site Oficial:  http://www.aprocuradafelicidade.com .br
Estúdio/Distrib.:  Columbia Pictures
Direção:  Gabriele Muccino



Fotos do Projeto






 


 
 


Nenhum comentário: